Matérias / Entrevistas

FERNANDA SIMIONATO
UM SONHO QUE VIROU REALIDADE

A cantora, que abandonou o curso de Engenharia Civil, realiza o sonho de lançar seu primeiro álbum

Paula Fabri

Tudo começou, musicalmente falando, para Fernanda Simionato quando ela era apenas uma garotinha. Foi aos sete anos de idade que ficou encantada com o som que saía do violão de sua mãe e começou a sonhar com a música. Os anos se passaram e hoje, já formada, Fernanda deixou de lado o futuro na Engenharia Civil para seguir algo que sempre lhe acompanhou.

"Essa foi uma vontade que sempre levei comigo por toda vida e que um dia finalmente, com o incentivo de um amigo de Angra, acabei indo atrás do que realmente amava fazer. Então abandonei uma profissão que escolhi quando tinha apenas 18 anos e tinha de decidir o que eu queria. E, como vi depois, estava errada é claro! (risos)"

Trilhando um caminho conhecido por 99% dos músicos, Fernanda começou a se apresentar em locais pequenos como hotéis em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, buscando o dia em que tornaria seu sonho realidade e gravaria seu próprio material. Dando um nome mais do que compreensível, Sonho é o título de seu primeiro disco. Trabalho que demorou um ano e meio para ser concluído e conta com a participação especial de Marcos Zingra e Felipe Camargo, amigos de Fernanda que a ajudaram nesse momento tão importante de sua vida na qual ela ainda não tinha sua banda completa.

A produção foi assinada por Marcelo Cecchi, Zé Bichoff, Ricardo Domingues e Sandro Saga, que também foi responsável pela composição de três canções e colabora com Fernanda em "Um Dia". O restante das canções são de autoria da própria Fernanda.

"Costumo escrever só. A solidão é uma companheira e tanto para quem compõe, mas o Sandro é um grande amigo e um dos produtores do álbum. Então, achamos que seria bem bacana ele ter algumas de suas músicas interpretadas por mim. Foi muito legal essa troca e o trabalho foi produtivo."

Com influências no pop rock nacional e internacional, Fernanda suga tudo de bom que nomes como Alanis Morissette, Jota Quest, LS Jack, Marina, Nila Branco possuem para construir o seu trabalho de estréia. Inspirada pelas coisas do ser humano como amor, paz, determinação, tristeza e alegria, a cantora sente que a música precisa ser escrita com sentimento e exemplifica.

"'Acredite' é uma música que fala sobre otimismo, força e de autoconfiança. Ela mexe bastante com o brio das pessoas e passa uma mensagem de que o que é realmente importante é ser você mesmo! Acho que essa canção, 'Se Você Quiser' e 'A Cada Momento' são três músicas que não mexem e sim desdobram os nossos sentimentos."

Muito simples em sua maneira de ser, Fernanda Simionato sabe da longa estrada que possui pela frente. Mesmo assim não se deixa intimidar e mostra que tem voz.

"Acho que o novo sempre deve ser bem-vindo e explorado, pois somente assim é que podemos discutir sobre o assunto. Para quem quiser me conhecer melhor, digo que basta ouvir o disco com o coração."

Tendo em mente os obstáculos que um artista independente tem de superar, a cantora conta que tem seus objetivos bem claros. Fernanda se apresenta com sua banda em lugares como o bar Daktari, em Campinas, onde está morando; e FNAC, em São Paulo, sempre lembrando de uma frase que gosta de dizer a todos que a incentivam: "Sonho que sonha só, é só sonho; sonho que sonha junto é realidade!"

Mais informações de Fernanda Simionato, acesse o site: www.fernandasimionato.com.br.

Voltar