Matérias / Entrevistas

EXCITER
RECEBE PÚBLICO PEQUENO, MAS APAIXONADO

(Carioca Club, São Paulo, 27/03/2011)

Marcos Franke

A vinda da banda canadense Exciter ao Brasil me deixou surpreso e bastante curioso, pois quase não possui mais nenhum dos integrantes oficiais. Formado em 78 por Dan Beehler (vocal e bateria), John Ricci (guitarra) e Allan James Johnson (baixo), o grupo teve seu grande auge com álbuns como Heavy Metal Maniac (83) e Violence & Force (84), considerados os primeiros discos de speed metal no mundo. Hoje, a banda é formada por Kenny "Metal Mouth" Winter no vocal, John Ricci na guitarra, Robert "Clammy" Cohen no baixo e Richard "Rik" Charron na bateria. Esta foi a formação que se apresentou na noite de domingo no Carioca Club, para um público humilde, mas extremamente apaixonado.

John Ricci teve uma ausência no Exciter entre 85 a 92, então é até estranho ouvir músicas que ele nunca compôs ou esteve presente quando a banda as criou. Exemplo de uma delas foi a que abriu o show: "The Dark Command", uma paulada com o baixo estralando que quase ofuscava o conjunto todo! A voz de Kenny "Metal Mouth" Winter é simplesmente incrível e se encaixa perfeitamente no estilo. Nem se sente falta de Dan Beehler quando ele canta - porém, a semelhança é incrível. Os clássicos no entanto continuaram com "In Mortal Fear", "Victims of Sacrifice" e a empolgante "I Am the Beast".

A influência de Motörhead na banda é incrível. "Evil Omen", por exemplo, possui aquele baixo alto e guitarras rápidas e extremas como se tivesse um Motörhead no palco, mas numa velocidade de 100km/h. Com o lançamento do CD Death Machine (2010), o grupo quer finalmente estabilizar sua formação e lançar álbuns regularmente. Isto pode ser notado ao ouvir os primeiros riffs de "Death Machine". A banda não parou por aí. Seguiu tocando clássicos como "Pounding Metal", "Death Revenge", "Crucifixion" e "Pray for Pain".

"Massacre Mountain" (de Thrash Speed Burn) e "Violator" foram também canções muito esperadas pelo público. Mas, as músicas em que o público mais agitou foram "Slaughtered in Vain", "Heavy Metal Maniac", "Rising of the Dead" e "Rain of Terror" - naturalmente faixas dos primeiros três discos do Exciter.

O trio canadense terminou o ótimo set com "Long Live the Loud" e "Violence & Force", concluindo assim sua nova apresentação em terras brasileiras. Certamente, para as poucas pessoas que estiveram presentes no show, momentos inesquecíveis e um revival de um tempo que não voltará jamais ficarão guardados na memória.

Voltar